Jesus foi adorado pelas Testemunhas de Jeová?

27/09/2016 19:46
 

Alguns opositores desonestos tem levantado contra as Testemunhas de Jeová, a acusação de que outrora ensinavam suas publicações que Jesus devia ser adorado, e que tal ensino mudava constantemente, segundo eles. Pra isso, citam breves trechos de publicações das Testemunhas.



SERÁ QUE ESSAS ACUSAÇÕES RESISTEM A UMA ANÁLISE DETALHADA DOS FATOS?

VAMOS A REFUTAÇÃO:

A palavra "adorar" nem sempre foi usada pela organização das Testemunhas de Jeová com o sentido de idolatrar. A prova disso é uma revista que se referia a Charles Russel ser adorado: 

“Charles Taze Russell, tu tens, pelo Senhor, sido coroado um rei. E pelas eras eternas teu nome será conhecido entre as pessoas, e teus inimigos virão e adorarão a teus pés.” - A Sentinela de 1 de dezembro de 1916, página 377, volume encadernado. 

A explicação é simples, a palavra tinha realmente uma conotação diferente naquela época. 

Aqui a Sentinela está citando uma passagem bíblica : 

APOCALIPSE 3:9 
“Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e ADOREM prostrados A TEUS PÉS, e saibam que eu te amo”. (Almeida Corrigida e Revisada Fiel) 

A referência a coroa, etc, são bíblicas. Significam que os irmãos acreditavam que Russel por ser ungido foi recebido pelo Senhor como um dos ungidos reis e sacerdotes, e tal qual lhe coube a homenagem descrita no livro de apocalipse, e expressada como "adoração". 

A própria bíblia usa a palavra vertida por "adorar" pra se referir a outros, que não Deus. 

“Cremos que o nosso Senhor Jesus, enquanto esteve na terra, realmente foi adorado e assim procedido corretamente.” – A Sentinela de 15 de Julho de 1898, página 216, volume encadernado. 

OBSERVE que embora as TJ usassem a palavra “adorar” no sentido de reverenciar, como pode ver nesta Sentinela, não se dá uma indicação de que Jesus era “adorado” no sentido usual da palavra conforme entendida atualmente. (Como querem fazer crer os opositores das Testemunhas de Jeová) Não ha aí nenhuma evidência de que isso ocorria, ou ensino para que se adore à Jesus.

Agora veja o comentário na Sentinela em Inglês de 15/07 de 1899: 

“Sim, nós acreditamos que nosso Senhor Jesus enquanto na terra foi realmente adorado, e isso corretamente. Ao passo que ele não era o Deus mas um Deus. A palavra “Deus” significa “poderoso,” e nosso Senhor é de fato um poderoso. Sendo assim declara-se nos isso nos`primeiros dois versos do evangelho de João`. Era apropriado que nosso Senhor recebesse adoração … pelo fato dele ter sido um agente de Deus na criação de todas as coisas, inclusive o homem … ele foi ungido …e autorizado a executar o grande plano divino e de receber homenagem tanto de anjos como de homens.”– (WatchTower, July 15, 1898). 

Novamente, não há nenhuma referência ou ensino sobre adorar a Jesus. O texto diz que Jesus foi "adorado", no sentido arcaico da palavra.


Vejamos estes dicionários

https://www.thefreedictionary.com/worship

Onde verá a definição: “often Worship Chiefly British Used as a form of address for magistrates, mayors, and certain other dignitaries”tradução: 

“Frequentemente, ADORAR principalmente britânico usado como uma forma de se dirigir a magistrados, Prefeitos, e outros dignitários” (Isto explica porque o inglês antigo usou-a com referência a Russell bem como a outros) 

Esta influencia do Inglês antigo poderá ser vista em várias obras literárias antigas onde a palavra “adorar” tem UM SENTIDO DIFERENTE DE “ADORAÇÃO” NO SENTIDO MODERNO”. 
https://www.merriam-webster.com/dictionary/worship

Digite no google : 

English word worship (a palavra inglesa “adorar”) e verá um extenso artigo onde lerá o seguinte, logo após o autor reconhecer que “adorar” tinha um sentido BAD ou diferente, a saber : um cognato enganoso: 

Lerá ali…. 

“Nossa palavra Inglesa “adorar” vem da palavra do Inglês Antigo weorthscripe que significa “conceder honra, ou respeito, a alguém”. Isto é um claro exemplo de cognato enganoso. Ou seja uma palavra heterossemântica. 

Portanto alguns citam, artigos ‘ANTIGOS” de A Sentinela e outros, a fim de denegrir as Testemunhas de Jeová com algo que nunca ocorreu. Essa farsa enganosa só encontra terreno fértil na mente dos que não estudam e são propensos a alimentarem suas mentes com propagando Anti-TJ. 

E os artigos relativamente recentes onde se diz que Jesus deve ser “adorado” ? 

“Cristo deve ser adorado como Espírito Glorioso, vitorioso sobre a morte na estaca de tortura.” – Certificai-vos de Todas as Coisas, página 104, edição de 1960 

O próprio livro “Certificai-vos” debaixo do tema ADORAÇÃO DE CRIATURAS diz: 
“Adoração de criaturas 
Só Jeová deve ser adorado… …” 

Fica claro que a palavra “adorar” na página 104 foi usada no mesmo sentido quando dizemos em português: “Eu adoro aquela pessoa”. Ou seja, no sentido de gostar muito e reverenciar. 

Até mesmo no nosso país isso se dá, como vemos... 

Muitas pessoas já disseram que me adoram por exemplo, usaram o verbo "adorar" pra se referir ao que sentiam por mim. Por acaso estavam me cultuando, me idolatrando? Claro que não, era apenas uma forma de expressar carinho e apreço pela minha pessoa. 

E aqui está uma prova, no dicionário online: 

Dicionário Priberam:https://www.priberam.pt/dlpo/adora%C3%A7%C3%A3o

Portanto está mais que provado que tais opositores se utilizam de um termo apenas, de forma leviana, pra provar algo que as Tjs nunca fizeram. Afinal, porque as outras religiões acusam as TJs desde sempre de não adorarem a Jesus??? Se as Tjs adorassem a Jesus essa acusação das outras religiões faria sentido, sendo que as Tjs desde sempre assumem essa acusação sim, como sendo verdadeira da parte dos opositores??

Que sentido faria colocarem adoração a Jesus, somente em textos das publicações, se ninguém na organização realmente adora a Jesus, ou o coloca no lugar de Jeová, nem por um momento? Só nas cabeças ferventes de ex-membros mesmo.... 

Lembre-se ainda, que além dos argumentos acima, há o fato de que o idioma inglês assim como muitos outros sofreu mudanças ao longo das décadas... 

Quanto a adoração relativa que é sempre citada, e é mais recente, eu lí bem o artigo que falava disso a primeira vez que um dissidente de forma leviana recortou um fragmento de um artigo enorme, pra expor apenas essa parte e dizer que as Tjs adoravam a Jesus "relativamente". Oras, o artigo vem falando exatamente o contrário, argumentando sobre o assunto. E diz que qualquer adoração a Jesus deve ser "relativa", justamente pelo que tanto já mostrei acima, pela palavra adoração ter vários sentidos, então se é "adoração relativa", se refere a adoração em outro sentido, não a que se dá somente a Jeová. Se é RELATIVA é porque não é a adoração que se dá a Deus, Jeová. Ou será que agora vão inventar que existem graus de adoração? Eu não duvido, algumas pessoas perdem o senso do ridículo ao tentar refutar-nos.

Vejamos detalhadamente toda a parte do artigo que se refere a isso: 

Sobre a Sentinela 15 de Janeiro de 1992 pg 23: 

O nome do artigo é: 

"O que dizem as Escrituras sobre “a divindade de Cristo”?" 

Esse artigo vem argumentando justamente contra a ideia de que Cristo é Deus. Em parte alguma vem o ensinamento de que se deve dar adoração relativa a Jesus. 

VAMOS ANALISAR o trecho que diz isso, sem tirá-lo do contexto, como fazem os dissidentes rancorosos, vejamos o quadro COMPLETO: 

[Quadro na página 23] 

"Será que os Anjos Adoram a Jesus? 

CERTAS traduções de Hebreus 1:6 rezam: “Todos os anjos de Deus o adorem [a Jesus].” (Almeida; Soares) O apóstolo Paulo, pelo visto, citava a Septuaginta, que diz no Salmo 97:7: “Adorai-o [a Deus], todos vós, Seus anjos.” — C. Thomson. 

A palavra grega pro•sky•né•o, traduzida “adorar” em Hebreus 1:6, é usada em Salmo 97:7, na Septuaginta, para um termo hebraico, sha•hháh, que significa “curvar-se”. Este pode ser um ato aceitável de respeito por humanos. (Gênesis 23:7; 1 Samuel 24:8; 2 Reis 2:15) Ou pode relacionar-se com a adoração do Deus verdadeiro ou com a que é erroneamente dirigida a deuses falsos. — Êxodo 23:24; 24:1; 34:14; Deuteronômio 8:19. 

Em geral, a pro•sky•né•o que se presta a Jesus corresponde à homenagem que se presta a reis e a outros. (Compare com Mateus 2:2, 8; 8:2; 9:18; 15:25; 20:20 com 1 Samuel 25:23, 24; 2 Samuel 14:4-7; 1 Reis 1:16; 2 Reis 4:36, 37.) Fica claro em muitos casos que Jesus não é homenageado como Deus, mas sim como o “Filho de Deus” ou o messiânico “Filho do homem”. — Mateus 14:32, 33; Lucas 24:50-52; João 9:35, 38. 

Hebreus 1:6 diz respeito à posição de Jesus abaixo de Deus. (Filipenses 2:9-11) Aqui, algumas versões traduzem pro•sky•né•o por “prestem homenagem” (The New English Bible [Nova Bíblia Inglesa]; Tradução do Novo Mundo) ou por “curvem-se diante” (An American Translation [Uma Tradução Americana]). Se alguém prefere a tradução “adorar”, tal adoração é relativa, pois Jesus disse a Satanás: “É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar [uma forma de pro•sky•né•o] e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.” — Mateus 4:8-10. 

Embora o Salmo 97:7, que fala sobre adorar a Deus, tenha sido aplicado a Cristo em Hebreus 1:6, Paulo já havia mostrado que o ressuscitado Jesus é “o reflexo da . . . glória [de Deus] e a representação exata do seu próprio ser”. (Hebreus 1:1-3) De modo que qualquer “adoração” que os anjos prestem ao Filho de Deus é relativa e, por intermédio dele, é dirigida a Jeová." 

FIM DA CITAÇÃO DA REVISTA.

NÃO ESTÁ CLARO QUE O QUADRO VEM EXATAMENTE TENTANDO REFUTAR A IDEIA DE QUE JESUS DEVE SER ADORADO, A BASE DO TEXTO DE HEBREUS? 

O artigo Diz: "Se alguém prefere a tradução “adorar”" !

Veja bem, o artigo disse se alguém prefere a TRADUÇÃO, não se alguém prefere "adorar". As Tjs não são como muitos de seus opositores que saem demonizando bíblias, apenas porque não dizem aquilo que lhes agrada. Dessa forma elas dizem que a tradução de Hebreus 1:6, pode ser aceita como "adorar", desde que a compreensão da palavra seja relativa, ou seja, não é a adoração que se dá a Jeová, mas sim, a do entendimento arcaico da palavra "adorar", no inglês, o qual já foi explicado acima. 

Sejamos francos... Onde nesse texto se ensina que as Testemunhas de Jeová devem adorar a Jesus? 

O artigo nem mesmo trata da questão de uma suposta mudança doutrinal, ou do termo "adorar" em primeira estância, mas sim de se Jesus é Deus ou não.

Opositores levianos, e muitas vezes desonestos, usam de um argumento insólito. Que carece de mais provas. Apresentam 5 supostas mudanças baseados em citações de trechos de publicações com uma palavra que comprovadamente pode ter vários sentidos, mas onde estão provas concretas disso? Onde se encontra na história das Tjs um registro concreto de que nessas épocas a posição de Jesus na organização mudou e ele realmente foi adorado?

Esse site, e qualquer lugar da internet está aberto à provas! Onde estão?? Por que os dissidentes, que tanto se empenham em escavar a história da organização não disponibilizam quaisquer resquícios dessas mudanças doutrinais??

A resposta é simples... Porque NÃO EXISTE NENHUMA PROVA CONCRETA DA TAL ADORAÇÃO A CRISTO!

Todos sabemos que quando ocorrem mudanças na organização, as Tjs são inteiradas no mundo todo sobre tal mudança e passam a adotá-la. Pois bem, onde estão resquícios ou provas concretas dessa mudança de Jesus na organização? 

Vamos lá, que provem de uma vez, e apresentem provas de verdade, além dessas citações de publicações já refutadas a exaustão, e do "disse me disse".

Onde há na organização um artigo que trata somente dessa mudança? Oras, um assunto tão importante e BÁSICO como esse não mereceria pelo menos um pequeno artigo pra dizer que dalí em diante Jesus deverá ser adorado?? Tenham dó meus caros, até quando se troca o nome de uma publicação (A exemplo de "tratado" pra "folheto", recentemente), a coisa ganha destaque na organização e é falada... Por que num assunto Megaimportante como esse, que envolve a essência de nossa fé, não há uma prova escrita mais forte???

É preciso ser muito ingênuo pra acreditar em tais mentiras!

Portanto, provado está que, tais pessoas ao persistirem nessas acusações falsas agem tais quais aqueles citados em João 8:44.
O Direito de discordar de nossas doutrinas é completamente genuíno. Mas mentir é digno de anti-cristãos, e segundo Apocalipse 21:8, o que aguarda os mentirosos não é nada bom. 

Um abraço a Todos!